domingo, 25 de abril de 2010

Um novo conceito sobre música erudita

Exuberante, ritmos energéticos, melodias ornamentais e contrastes de sonoridades traçam o novo “perfil” de um clássico estilo musical.

Sob o teto da Igreja do Beato Anchieta no Pátio do Colégio, a Orquestra de Arte Barroca conhecida como Chiquitos realizou no último dia 4 um concerto de música barroca inspirado em obras musicais de Antonio Vivaldi, Alessandro Scarlatti e Claudio Monteverdi.

No repertório da Orquestra, além de expoentes do período Barroco, descobriu-se uma riqueza musical de grande magnitude baseada na cultura dos povos da região oriental da Bolívia fundada por jesuítas que leva o mesmo nome do conjunto.

As músicas barrocas - conhecidas também como músicas renascentistas por acompanhar o movimento da época, usam em suas melodias um único tom. Os compositores e interpretes do barroco misturaram o modo jônico (maior) e o modo eólio (menor), através de réplicas dos instrumentos barrocos. Por fim as canções passaram a ser mais elaboradas, possuindo novas técnicas instrumentais, para tentar recuperar a música da antiguidade clássica.

Dirigida por Paulo Henes (Spalla e Diretor Artístico) e por músicos voluntários o grupo tem como proposta difundir esse universo erudito a partir de concertos gratuitos em diversos pontos da capital paulista. “O público de música erudita pensa que sabe de música barroca. A nossa idéia é mostrar o que não é mostrado” diz o maestro Henes.

2 comentários:

  1. Muito legal, esse estilo de musica deveria ser mais conhecida ;D

    se der da uma passadinha ..
    http://meufashionworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eles têm referências do Antonio Vivaldi? Aí sim, heim! heuehu
    Curti o texto... Esse foi um dos melhores!

    ResponderExcluir