quinta-feira, 8 de abril de 2010

Remo para os paulistas



Sendo um esporte que aprimora a capacidade física, o remo oferece lazer para os paulistanos que costumam viver no meio do vaivém caótico de São Paulo.

Raquel Bossan,17, remadora do Clube Athlético Paulistano há dois anos e medalhista do campeonato brasileiro de 2009, diz ter enfrentado alguns ‘tabus’ pregados para mulheres no esporte: “Minha mãe achava que eu ficaria ‘troncuda’ se praticasse remo, mas não me importei e simplesmente me apaixonei pelo esporte.”

O esporte que foi usado como arma de guerra e grande aliado no comércio durante séculos, hoje é uma modalidade que participa dos jogos Olímpicos desde 1900, mas sua história em São Paulo é antiga.

Nos tempos vitalícios do Rio Tietê, os jovens se encontravam nas margens das então cristalinas águas, para pôr em prática o esporte, como lembra Antônio Dudzevic, 73, um dos melhores remadores da década de 50 e ganhador de 80 medalhas pelo clube Espéria. “Daí surgiram os tradicionais clubes regatas paulistanos como o Clube Esperia, Clube de Regatas Bandeirante, Sport Club Corinthians Paulista e Club Athlético Paulistano”, continua.

O remo foi o primeiro esporte no Brasil a realizar competições oficiais, esse esporte deu origem a times de futebol como Santos e Vasco da Gama, “Falta um reconhecimento e valorização por parte das mídias”, diz Alexandre Nunes, 27, treinador do Clube Athlético Paulistano.

Atualmente, os campeonatos dos clubes da capital são organizados pela Federação Paulista de Remo e realizados na raia da USP, as competições são abertas para o público.

Um comentário:

  1. hihi, óia eeeu na pic!

    curti o texto Cacá, só o começo com o "sendo" que poderia ter sido melhor... mas tá ótimo, futura jornalista!

    te amo.

    ResponderExcluir