quinta-feira, 22 de abril de 2010

A nova obra fantástica!

Conhecida como neosurealismo ou pop surrealismo, é uma arte que faz releitura do absurdo contemporâneo



Mark Ryden é um pintor estado-unidense de belas-artes, seu trabalho é bastante detalhado e envolve principalmente caricaturas e uma espantosa combinação de garotinhas, carne como forma de releitura do absurdo.

Em sua obra The Butcher Bunny, o artista retrata um coelho açougueiro feliz que está para vender carnes para uma garotinha com uma feição de parecer estar com dó das carnes logo quando encostada com sutileza sua mão esquerda na encubadeira; em contrapartida ela está com as mãos dadas para Abraham Lincoln o 16° presidente dos Estados Unidos sendo menor que ela, o que significa um baixo nível de importância de acordo com os tamanhos.

Ao lado esquerdo da menina, se encontra a imagem de Jesus Cristo com os braços abertos como se fosse lhes servir o aliemento.

Em segundo plano está um quadro pendurado na parede com a pintura de um dinossauro, o que simboliza a extinção e por ser um dinossauro herbívoro de origem brachiosaurus, faz-se uma crítica por estar exposto em um açougue.

Acima, as carnes estão presas por ganchos no teto prontas para serem vendidas, à direita estão três peças uma com a numeração 3, outra sem numeração e outra com numeração 5. De imediato percebemos que o número que vem depois do 3 e antes do 5, obviamente é o 4. A numeração quatro, na cultura japonesa é bastante evitado como sua omissão em números de casas, hospitais, carros, códigos postais, por ser significar "morte", porém na embalagem do toucinho tem uma Abelha desenhada, do qual o animal leva o significado de 'néctar da vida'.

Podemos perceber que o cenário se passa em alguma cidade japonesa, pelas letras nas embalagens das carnes, pelas fábricas logo atrás do açougue com a chaminé esfumaçando em tom cinza e pelo calendário com número 21 bem dotado, pois alguns países asiáticos acreditam na energia vital dos números.

O que podemos levar em conta nesta obra são as contradições impostas por Ryden como forma de criticar o que somos, digerimos ou acreditamos em nossa vida.

5 comentários:

  1. gostei
    deu uma enrrolada ali no meio
    mas gostei
    seguindo
    xD

    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Dear,
    Realmente a propaganda não foi enganosa! O blog está ótimo.
    Aconselho a dar uma revisada em pequenos detalhes, tipo concordância, regência, etc..
    Como por exemplo, a frase:

    "A cima, está as carnes que estão presas por ganchos no teto"

    Pode ser substituída por

    "Acima, as carnes estão presas por ganchos no teto"

    FikDik!
    Beijos, Beijos

    ResponderExcluir
  4. UUUUUUU macabrooo!!! ajsiahsuasauhs Meninaa o teu blogue ta um luuuuxo!!! *-----------*

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Achei sua analise super interessante e me identifiquei com o pintor, que eu não conhecia. Surrealismo e contradição como forma de chamar a atenção e fazer refletir. Parabéns pelo blog! Ganhou + uma leitora!

    ResponderExcluir