terça-feira, 20 de abril de 2010

Os famosos e os duendes da morte

Como já cantava Bob Dylan,
"the answer is blowing in the wind..."



Inspirado na obra do escritor Ismael Caneppele, Música para Quando as Luzes de Apagam, Esmir filho, dirige seu primeiro longa-metragem: Os famosos e os duendes da morte, onde o protagonista "Mr. Tambourine Man"(interpretado pelo ator Henrique Larré) é um adolescente blogueiro que mora com sua mãe em uma cidade interiorana do Rio Grande do Sul e para tentar escapar de sua vida monótona, usa a internet como 'refúgio'.
Na rede virtual, o garoto conhece algumas pessoas que o instigam a conhecer o mundo e a estender sua fixação pelo cantor Bob Dylan através do MSN e do Flickr, onde acaba seguindo os vídeos de uma garota morena que assina como "Jingle Jangle" (interpretada pela atriz Tuane Eggers).

Há um mistério cercando a trama que começa a se revelar quando o jovem Tambourine trás para sua realidade personagens então 'virtuais', e começa a espelhar-se no ícone da música pra pensar sobre a sociedade e os suicídios ocorridos na ponte de sua cidade. Há também ambiguidade sexual envolvida na mente do blogueiro, pois ao mesmo tempo que ele olhava para seu colega Julian, ele via o rosto da delicada Jingle Jangle", "Às vezes chego a pensar que um é a versão do outro em dois sexos diferentes, e aí que surge a dúvida do interesse do "Tambourine", diz a atriz Tuane Eggers, "Há muitas e muitas interpretações e coisas que nunca poderão ser bem explicadas", continua.

O longa trás um roteiro subjetivo que exige um entendimento sensorial, pois transita na questão do real e imaginário, rivalizando com o estilo "quebra-cabeças" de Gus Van Sant em Paranoid Park.

O filme de Esmir, foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Punta del Leste, no Uruguai, como Melhor Filme, no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, como Melhor Longa-Metragem de Ficção Ibero-Americano pela escolha do público, Melhor Fotografia e o FIPRESCI, de escolha da crítica.

Assista o Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=4fBUjaii4kw

3 comentários:

  1. Poxa, gostei bastante da sinopse, não vi o trailer, mas com certeza vou procurar me informar pra assistir o longa. Ótimo blog =*

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da sua critica ao filme, a melhor que vi até agora, parece que tudo que é novo e foge dos cliches que estamos mais que acustumados,é tratado com preconceito e desdenho, e duendes da morte esta tendo esse tratamento ao menos na midia em geral no Brasil e pelos assim chamados "criticos" de cinema, o seu relato consegue dizer muito sobre a trama e passar uma parcela do clima do filme sem revelar nada que comprometa a trama, seu texto me deixou com muita curiosidade de ver o filme, e vou fazer isso pois temos que prestigiar longas como esse e novas alternativas no cinema,parabens Camila seu texto e blog ja estão nos meus favoritos

    ResponderExcluir