domingo, 23 de maio de 2010

Inúmeros números inválidos

Pesquisas eleitorais manipulam o público e geram contradições


Diante de mais um ano eleitoral, pesquisas de diversos institutos apontam a cada dia resultados distintos relativos à corrida de posição de dois candidatos à presidência da República, a petista Dilma e o tucano José Serra.

Todo mundo sabe que a maioria dos veículos de comunicação ultilizam de seu poder e credibilidade para manipular uma parcela da população, que por sua vez, carente de embasamentos políticos acreditam e aceitam qualquer tipo de crítica, sem ao menos analisar com seriedade.

E um dos 'recursos' de manipulação, está nos dados contraditórios de pesquisas eleitorais de institutos respeitáveis como DataFolha, Ibope, Vox Populi e Sensus, que acabam manipulando grande parcela da população que pensa não fazer diferença em seus votos.

Segundo o instituto do DataFolha divulgado hoje (23), Dilma sobe e empata com Serra. Já de acordo com Sensus, a petista não reage desde Novembro, e deixa uma margem distante do candidato concorrente. Os institutos Vox Populi e Ibope, constatam que José Serra declina-se e não mostra nenhum sinal de recuperação, o que abre uma porcentagem crescente para a petista.

Tais dados estão estampados nas capas de grandes jornais diários, canais televisivos, revistas semanais e vinhetas eleitorais, mas os eleitores, então, terão que passar a analisar atenciosamente as propostas e histórias que tais candidatos irão expor no decorrer dos meses; e aí sim votar com confiança, não deixando se levar por pesquisas e posições editoriais que muitos meios de comunicação defendem.

3 comentários:

  1. Vou tomar mais cuidado a partir de agora. O resultado a gente vê na hora. Os votos podem variar de região para região, de classe para classe...
    Eu sou um jornalista em formação. Estou no primeiro semestre do curso.
    Tô te seguindo!

    ResponderExcluir
  2. Hey, muito bom o blog. Dicas de filmes e tal. Parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. É, já percebi que alguns lugares mostravam relatos diferentes sobre a Dilma e o Serra. E a Marina nesse furdúncio todo? Haha

    Beijo Cacá s2

    ResponderExcluir