terça-feira, 10 de agosto de 2010

Então ele morreu mesmo?

Onde está o bom e velho rock 'n roll?


Nos últimos meses o cenário musical brasileiro tem sofrido algumas alterações, o que nos prova a cada dia a forte influência da mídia sobre a massa/sociedade de consumo.

Por volta dos anos 60, o que as gravadoras mais preservavam em uma banda antes de anunciar na mídia era o tom, a letra, a atitude e os ideais defendidos pelo conjunto. Um exemplo clássico disso é o cantor Bob Dylan que foi considerado o primeiro roqueiro a inserir letras inteligentes nas músicas, o que chamava a atenção do público e da crítica.

Com o passar dos anos, a globalização, o capitalismo e a tecnologia, fizeram com que as pessoas ficassem cada vez mais ligadas no que mais chamava atenção no momento, estimulando então a compra de roupas, acessórios, criação de gírias e arremedos nos cortes de cabelo. O que reflete também no estilo musical de um determinado período, denominado 'modinha'.

Atualmente o que tem causado ira nos conceitos de músicos, roqueiros e apreciadores de boa música, é um estilo denominado 'Happy Rock' (Rock Feliz). Este estilo foi criado por uma banda chamada Restart, formada por adolescentes vestidos com roupas coloridas, cabelos sem corte definido, tenis nike e letras baratas. Esse é o protótipo da sociedade de consumo, absorvido por crianças e adolescentes.

Já se foram os tempos de all star sujo, calça agarrada no talo, camisetas pretas desbotadas, cabelos armados repicados, mãos erguidas esticando os dedos indicador e mindinho e letras consideradas mais inteligentes. Agora a moda é rimar com verbos sem conjugações terminados em AR/ER/IR. Quer ver um exemplo? Amar rima com beijar, viver rima com sofrer e daí por diante.

Alguns roqueiros, inconformados criam vídeos no youtube e conseguem diariamente um número vasto de exibições e seguidores, até rixas e movimentos conseguem espaço no mundo virtual, como o vídeo das crianças inconformadas com o cancelamento do show da banda Restart, e se auto-denominaram 'Família Restart'. O que ninguém consegue responder é uma pergunta que não quer calar: E aí, o rock realmente morreu?
E você? O que acha?

3 comentários:

  1. Infelizmente este é o cenário atual: sem ideologia; catastrófico.
    O verdadeiro rock VIVE, mesmo que bandas que se intitulam como Alternativa tentem enterrá-lo inventando músicas sem fundamento.
    Vamos manifestar!
    Dá-lhe, Melim!

    ResponderExcluir
  2. O Rock não morreu nem morrerá. Poderá passar por mudanças, adequando-se aos gostos dos "adeptos". Tudo se transforma, como disse Lavoisier. Entretanto, ruindade estará presente em todos os ritmos e "criações". Temos que selecionar!
    ROMA

    ResponderExcluir
  3. NUNCA!

    Rock nunca morre. Restart pode tentar matar e talz... mas ele não morre não. =)

    ResponderExcluir