quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Desassossego da Cor.

A imagem que virou símbolo durante os conflitos no oriente, hoje é tema de exposições que explicam o sofrimento de uma guerra

Olhares baixos, indispostos e abatidos. Era como Sharbat Gula (12 anos na época), mais conhecida como a “Menina afegã” (Afghan Girl) encontrava-se em 1984, na tentativa de escapar da morte de seus pais durante o bombardeio soviético do Afeganistão.

Ao perceber o desespero em que a afegã estava, o fotógrafo Steve McCurry capturou o rosto aparente da menina, já que a lei local obrigava as mulheres a usarem burca.

Embora não fosse conhecida, seu semblante espantado chamou atenção da revista National Geographic e resultou na publicação de sua imagem na capa da edição de junho de 1985, tornando-se a fotografia mais reconhecida na história da revista.

Conhecido por fotografar guerras e catástrofes, McCurry desvenda em suas fotos a sensibilidade da miséria humana, com a combinação de cores intensas como forma de condecorar os sentimentos.

O fotógrafo estará no Brasil a partir de quinta-feira (20) para uma série de palestras sobre sua carreira, e na terça-feira (25) apartir das 18h00 irá apresentar sua exposição Desassossego da Cor na Galeria de Babel.

Para demais informações entre em contato com a Galeria de Babel no telefone: 38250507

2 comentários:

  1. Acredita que eu estudei essa foto na minha aula de inglês no cursinho? é maravilhosa...E os olhos desta mulher?
    Speechless.

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse seu texto, interessante, com informação, uma bela descrição. Dá para entrar no texto e na foto...
    Beijos

    ResponderExcluir