segunda-feira, 28 de março de 2011

Prefeitura constrói canteiros em calçadas, mas não realiza manutenção


Ideia visa trocar o concreto das calçadas por grama e árvores, mas a falta de conservação provoca acúmulo de lixo


Com o intuito de facilitar a absorção e o escoamento das águas da chuva, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em parceria com as Subprefeituras de São Paulo, criou o programa Calçadas Permeáveis. O projeto, que se iniciou na região da Freguesia do Ó, será implantado em toda cidade.

O objetivo principal do projeto, de acordo com a Subprefeitura, é favorecer o aumento da capacidade de absorção de água pelo solo, além de tornar as calçadas livres de entulho, contribuindo para uma Cidade mais verde, mas o cenário apresentado é outro. Por falta de manutenção da Prefeitura, os canteiros das vias, tornaram-se reduto de lixo.

A passagem dos pedestres também ficou prejudicada por conta da redução de espaço nos caminhos. O morador Marcos de Souza explica que esse projeto só trouxe retrocessos. “Essa nova ideia dificulta a passagem dos pedestres. Uma vez tive que ajudar um cadeirante a passar pelo local, pois o espaço era pequeno e não atravessava mais que três pessoas”, conta.

Para o professor de ciências, Fernando Lopes, é muito importante que exista solo permeáveis em uma cidade onde o asfalto predomina, mas é importante que haja uma preocupação maior da prefeitura com relação a preservação. “Existem outros tipos de calçadas ecológicas, são os chamados pisos ecológicos. Esse material possui fendas nas laterais que também facilita o escoamento da água sem atrair tanto lixo”, explica.

Contudo, a falta de conscientização da população também prejudica este novo projeto sustentável. Apesar da existência de lixeiras em diversos pontos da cidade, as pessoas ainda jogam lixo nas vias públicas. “Antes de avaliarmos a situação, temos que levar em conta a falta de responsabilidade ambiental das pessoas pelo espaço em que vivem”, completa o professor.

Por Camila Melim

Nenhum comentário:

Postar um comentário