Pequena, pretinha e docinha. É assim que apreciadores da jabuticaba caracterizam essa frutinha de sabor exótico
Muito comum em plantações domésticas -especialmente em cidades interioranas-, a jabuticaba é uma fruta que dá em duas épocas do ano: durante a primavera e no início do verão; e é matéria prima de diversos produtos como geléia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.
A jabuticabeira é uma árvore que delonga muitos anos para dar frutos. Estima-se de 6 à 10 anos de cultivo, mas tudo depende da espécie. Já a muda da fruta, quando seguida determinadas ténicas de cultivo, pode adiantar o processo e dar frutos mais cedo.
Algumas cidades interioranas de São Paulo, festejam o fruto durante o mês de Setembro. A segunda edição da Festa da Jabuticaba realizada na cidade de Casa Branca (a 230 km da capital paulista) traz em sua programação exposição de produtos derivados da jabuticaba, receitas e a fruta in-natura.
Há uma grande variação nos preços das mudas de jabuticabeiras, chegam a oscilar de 100 a 600 reais, mas tudo depende da espécie e da fase de desenvolvimento delas.
As frutas devem ser consumidas logo após a colheita, pois são difíceis de conservar e podem fermentar rapidamente.
Dica: Coloque na geladeira para conservar, mas não deixe por mais de 5 dias. Quando for consumir, sua frutinha estará docinha e geladinha!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E eu que pensava que tudo terminava em pizza...
ResponderExcluir