
Diante de mais um ano eleitoral, pesquisas de diversos institutos apontam a cada dia resultados distintos relativos à corrida de posição de dois candidatos à presidência da República, a petista Dilma e o tucano José Serra.
Todo mundo sabe que a maioria dos veículos de comunicação ultilizam de seu poder e credibilidade para manipular uma parcela da população, que por sua vez, carente de embasamentos políticos acreditam e aceitam qualquer tipo de crítica, sem ao menos analisar com seriedade.
E um dos 'recursos' de manipulação, está nos dados contraditórios de pesquisas eleitorais de institutos respeitáveis como DataFolha, Ibope, Vox Populi e Sensus, que acabam manipulando grande parcela da população que pensa não fazer diferença em seus votos.
Segundo o instituto do DataFolha divulgado hoje (23), Dilma sobe e empata com Serra. Já de acordo com Sensus, a petista não reage desde Novembro, e deixa uma margem distante do candidato concorrente. Os institutos Vox Populi e Ibope, constatam que José Serra declina-se e não mostra nenhum sinal de recuperação, o que abre uma porcentagem crescente para a petista.
Tais dados estão estampados nas capas de grandes jornais diários, canais televisivos, revistas semanais e vinhetas eleitorais, mas os eleitores, então, terão que passar a analisar atenciosamente as propostas e histórias que tais candidatos irão expor no decorrer dos meses; e aí sim votar com confiança, não deixando se levar por pesquisas e posições editoriais que muitos meios de comunicação defendem.