sábado, 27 de março de 2010

Grafite: A nova arte contemporânea


Chamado quase sempre de contravenção ou sendo encarado como uma pichação mais elaborada, o grafite fez parte do movimento contracultural no período da ditadura militar como forma de protesto e mais tardar ganhou status de obras de arte.

Atualmente vários tipos e estilos de tribos urbanas, como o Hip Hop e admiradores das artes plásticas mostram seus trabalhos nos muros das cidades, pois a intervenção ganha cada vez mais espaço no mundo contemporâneo.

Considerados uns dos maiores grafiteiros da década e divulgadores da cena grafiteira paulistana, Otávio e Gustavo Pandolfo conhecidos como Osgemeos, expõe críticas sociais e políticas como forma de protesto.

Em data, 27 de março é o dia nacional do grafite, marcado pela morte de Alex Vallauri um dos percussores do grafite no Brasil que ajudou a difundi-lo no período militar.

Quem quiser participar do Dia do Grafite pode comparecer às ruas da Vila Buarque (SP) no dia 27, a partir das 10h. A intervenção é organizada pela Ação Educativa, que fica na Rua General Jardim, 660 (tel. 3151 2333). Já o Free Art será realizado na Galeria Mônica Filgueiras, que fica na Rua Bela Cintra, 1533, também em São Paulo (tel. 3082 5292). A exposição Lambe-Lambe começará no dia 29 de março e poderá ser visitada até 27 de abril no quiosque 8 do Parque da Água Branca (av. Francisco Matarazzo, 455).

Fonte: http://jovem.ig.com.br/oscuecas/noticia/2010/03/25/dia+nacional+do+grafite+no+sabado+tera+eventos+gratuitos+9439183.html

2 comentários:

  1. Há controvérsias, jornalista! Grafite está virando obra de arte/ rua!

    Bela fotogafia da arte dos Gêmeos.

    Arte e cultura! é isso aí!

    Mais, mais!!

    Jornalismo com fotografia tem tudo a ver! Já pensou nisso!? rs

    Beijão, Ca.

    ResponderExcluir
  2. Galera qui curti Alex Vallauri e Osgemeos .Meu nome é Itala to no 2 ano colegial e tenho qui apresentar um trabalho sobre Grafite e gostaria de saber se alguem poderia me ajudar me mostrando alguns pontos da cidade qui possuem grafites legais para qui eu possa estar entrando um pouco no mundo de vocês .Interessados entrem em contato comigo por email : Italaah_kananda@hotmail.com ou Itala_kananda@hotmail.com Obrigada aguardo resposta por favor é muito importante pra mim esta trabalho ao mandarem respostas indentifiquem-se

    ResponderExcluir