terça-feira, 16 de março de 2010

EDUCAÇÃO X JORNALISMO


Cada vez mais o mundo se adapta às novas tecnologias disponibilizadas dia a dia, um exemplo vivo disso é o uso da internet como um dos principais meios de adquirir informações na sociedade atual.
Os jornalistas por sua vez, tem seu papel "entregar" as informações, pois eles apuram o fato para transparecer para as pessoas. Mas quem seleciona ou direciona as informações, são as grandes empresas jornalísticas, dotadas de regras internas como posições políticas defendidas.
De certo modo, isso contribui para a manipulação das pessoas, o que conduz uma formação de opinião. O difícil é imaginar uma opinião formada em um País que ocupa o nono lugar entre as taxas mais altas de analfabetismo.
As mídias que utilizam o jornalismo informativo trazem como objetivo retratar o fato de maneira a disponibilizar um conhecimento sintético, ou seja, uma visão superficial sobre os acontecimentos, só não é aprofundada pois espera-se que os leitores já tenham conhecimento prévio.
Os jovens são cercados por diversos tipos de mídias, por um lado isso ajuda no desenvolvimento escolar e pessoal, por outro pode levar o jovem a crer em tudo o que lê e fazer com que tenha um conceito formado dos acontecimentos sem saber ao certo o que realmente é, pois é ausente da educação básica.
Para um País evoluir, necessita de uma educação de qualidade como um dos principais pontos de partida da política assumida, fato esse considerado meio que distante da realidade brasileira o que distancia o jornalismo como principal culpado dos problemas do país.
Apesar disso, o Governo Federal, com o objetivo de melhorar a educação no Brasil, criou o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), cujo a principal finalidade é oferecer educação básica de qualidade a todos os indivíduos, para assim buscar uma redução das taxas de analfabetismo do País nos próximos anos.

Um comentário:

  1. Já ouviu falar do emburrecimento global? Pois bem, minha cara. É basicamente isso.

    Bela postagem!
    Mas o blog precisa ser divulgado!

    Vamos lá!!

    Beijão, Ca.

    ResponderExcluir