terça-feira, 14 de setembro de 2010

Tudo termina em jabuticaba!

Pequena, pretinha e docinha. É assim que apreciadores da jabuticaba caracterizam essa frutinha de sabor exótico

Muito comum em plantações domésticas -especialmente em cidades interioranas-, a jabuticaba é uma fruta que dá em duas épocas do ano: durante a primavera e no início do verão; e é matéria prima de diversos produtos como geléia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.

A jabuticabeira é uma árvore que delonga muitos anos para dar frutos. Estima-se de 6 à 10 anos de cultivo, mas tudo depende da espécie. Já a muda da fruta, quando seguida determinadas ténicas de cultivo, pode adiantar o processo e dar frutos mais cedo.

Algumas cidades interioranas de São Paulo, festejam o fruto durante o mês de Setembro. A segunda edição da Festa da Jabuticaba realizada na cidade de Casa Branca (a 230 km da capital paulista) traz em sua programação exposição de produtos derivados da jabuticaba, receitas e a fruta in-natura.

Há uma grande variação nos preços das mudas de jabuticabeiras, chegam a oscilar de 100 a 600 reais, mas tudo depende da espécie e da fase de desenvolvimento delas.

As frutas devem ser consumidas logo após a colheita, pois são difíceis de conservar e podem fermentar rapidamente.
Dica: Coloque na geladeira para conservar, mas não deixe por mais de 5 dias. Quando for consumir, sua frutinha estará docinha e geladinha!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

São Paulo: cidade da garoa?

Inverno seco traz problemas para a rotina do paulistano


A forte massa de ar seco que ainda predomina na capital paulista, causa alerta para a baixa umidade do ar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 12 Estados brasileiros terão umidade abaixo de 30%, o que eleva a manifestação de poluentes na atmosfera.

Devido a mudança brusca de temperatura, o índice de problemas respiratórios aumentaram. As doenças mais comuns providas do ar seco são: asma, bronquite,rinite,ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz. Para manter o corpo hidratado, é importante evitar atividades físicas das 10h às 17h; utilizar creme hidratante (inclusive em crianças) e beber muito líquido.

Com a falta de chuvas, os poluentes ficam concentrados na atmosfera o que prejudica a circulação do ar e a alta concentração de CO2 (Gás Carbônico). "Todos os dias quando vou para o cursinho, meu cabelo fica cheirando fumaça" diz a estudante Raquel Bossan.

A previsão é que o tempo seco se prolongue até a próxima semana. Só depois do próximo domingo (29) a situação pode se alterar. Isso ocorre devido a uma massa de ar seco e quente que impede o avanço das frentes frias.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Então ele morreu mesmo?

Onde está o bom e velho rock 'n roll?


Nos últimos meses o cenário musical brasileiro tem sofrido algumas alterações, o que nos prova a cada dia a forte influência da mídia sobre a massa/sociedade de consumo.

Por volta dos anos 60, o que as gravadoras mais preservavam em uma banda antes de anunciar na mídia era o tom, a letra, a atitude e os ideais defendidos pelo conjunto. Um exemplo clássico disso é o cantor Bob Dylan que foi considerado o primeiro roqueiro a inserir letras inteligentes nas músicas, o que chamava a atenção do público e da crítica.

Com o passar dos anos, a globalização, o capitalismo e a tecnologia, fizeram com que as pessoas ficassem cada vez mais ligadas no que mais chamava atenção no momento, estimulando então a compra de roupas, acessórios, criação de gírias e arremedos nos cortes de cabelo. O que reflete também no estilo musical de um determinado período, denominado 'modinha'.

Atualmente o que tem causado ira nos conceitos de músicos, roqueiros e apreciadores de boa música, é um estilo denominado 'Happy Rock' (Rock Feliz). Este estilo foi criado por uma banda chamada Restart, formada por adolescentes vestidos com roupas coloridas, cabelos sem corte definido, tenis nike e letras baratas. Esse é o protótipo da sociedade de consumo, absorvido por crianças e adolescentes.

Já se foram os tempos de all star sujo, calça agarrada no talo, camisetas pretas desbotadas, cabelos armados repicados, mãos erguidas esticando os dedos indicador e mindinho e letras consideradas mais inteligentes. Agora a moda é rimar com verbos sem conjugações terminados em AR/ER/IR. Quer ver um exemplo? Amar rima com beijar, viver rima com sofrer e daí por diante.

Alguns roqueiros, inconformados criam vídeos no youtube e conseguem diariamente um número vasto de exibições e seguidores, até rixas e movimentos conseguem espaço no mundo virtual, como o vídeo das crianças inconformadas com o cancelamento do show da banda Restart, e se auto-denominaram 'Família Restart'. O que ninguém consegue responder é uma pergunta que não quer calar: E aí, o rock realmente morreu?
E você? O que acha?

terça-feira, 20 de julho de 2010

Tarantino pisa fundo em novo longa

Sexo, Tarantino e muito rock'n'roll!!!


Três anos após estrear nos cinemas norte-americanos, Quentin Tarantino trás às telas brasileiras seu novo longa A prova de morte enfatizando sexo, sujeira, violência e alguns elementos indispensáveis como mulheres sensuais, carros turbinados e muita adrenalina, sobretudo influências do cinema subterrâneo dos anos 70.

A cena trash americana tomou conta do longa, trazendo detalhes sórdidos propositais para as gravações, como por exemplo, cores intensas, erros de edição, riscos na imagem, diálogos cômicos e muito sangue.

A prova de morte é um filme do projeto Grindhouse intensionado a homenagear filmes de terror da década de 70. Há outro filme dentro de Grindhouse: "Planet Terror" dirigido por Robert Rodriguez, que mostra rebeldes lidando com zumbis.

Tarantino expõe em suas cenas uma técnica chamada Contra-plongée, é quando a câmera filma o objeto de baixo para cima, ficando a objetiva abaixo do nível normal do olhar o que gera a sensação de você estar no lugar do personagem, gerando mais ação e emoção.

No elenco, temos Kurt Russel interpretando o vilão de quatro rodas, Rosario Dawson, Rose McGowan, Marley Shelton, Mary Elizabeth Winstead, Sydney Poitier, Zoë Bell, Eli Roth e o próprio diretor que atua por alguns minutos na bebedeira.

Pegue carona com A prova de morte ao som de pop, rock, clássico e soul e um pouco de psicodélico!

Assista aqui o trailer: http://bit.ly/d2JsCA

terça-feira, 13 de julho de 2010

Festival de inverno aquece as noites paulistas

Grandes nomes da Música Popular Brasileira prometem esquentar o evento


O 10º Festival de Inverno de Paranapiacaba (Fip) traz música de raíz para requentar o clima durante os dias gelados do mês julino.

O evento atraí turistas de diversas partes do estado que apreciam a boa música e a arquitetura local, provida de conceitos históricos e artísticos.

Para receber os turistas a prefeitura está construindo uma plataforma próxima ao Viradouro. A intenção é restaurar o antigo galpão, que funcionará como estação.

As atrações se apresentarão no Clube União Lira Serrano, localizado na parte central da região. Estão confirmados shows - todos gratuitos - de Léo Maia, Fernanda Porto, Ed Mota, Ana Cañas, Zeca Baleiro, Isabela Taviani, Virginia Rosa, Zélia Duncan e Maria Rita, entre outros artistas de expressão nacional.

Segundo a prefeitura de Paranapiacaba, será montada no local um esquema especial de trânsito, com estacionamento e transporte até a vila, banheiros químicos, entre outras melhorias.

Aos domingos pela manhã (durante o evento), irá funcionar o Expresso Turístico, linha de trem que ligará a estação da Luz, na capital paulista, à vila ferroviária, com parada na estação de Santo André. a viagem ocorrerá aos domingos, com saída pela manhã e retorno no final da tarde.

O Festival também garante espaço para a sessão Revelações que contará com apresentações de cantores iniciantes e de outras artes da região do Grande ABC.
Para demais informações entre em contato com o Guia Paranapiacaba: Fone: (11)44390061 (Expedito) - E-mail: contato@guiaparanapiacaba.com.br

domingo, 20 de junho de 2010

Condomínios paulistanos apostam no verde

Sustentabilidade ganha espaço em condomínios, proporcionando ao morador uma vida melhor


A vista da cidade paulista não é a mesma de trinta anos atrás. Prédios residenciais, comerciais, condomínios fechados e outras moradias vêm tomando conta do paisagismo urbano, transformando a cidade em um cenário solidificado em meio à poluição.

Tendo em vista a falta de preservação ambiental, algumas empresas de condomínios já apostam na conservação de áreas verdes como forma de proteger o meio ambiente e proporcionar então ao morador um refúgio do cotidiano conturbado.

Segundo o site da SINCONEDI (Sindicato dos Condomínios e Edifícios Residenciais, Comerciais, Mistos, Horizontais e verticais do Município de São Paulo e Região), a preocupação com o meio ambiente deve começar pela reciclagem do lixo a partir da conscientização dos moradores, pois assim nasce princípios para um mundo melhor.

Alguns pontos da capital paulista já são privilegiados com extensas áreas verdes, devido à quantidade de árvores e plantas como o parque Vila Lobos, localizado no bairro Alto de Pinheiros que possui cerca de 700 mil m² de área verde, o que influencia a vista de condôminos da redondeza.

Segundo a advogada Sylvia Maria Mendonça do Amaral, o plantio de árvores frutíferas trazem benefícios na qualidade ambiental. “Pensamos que uma campanha sobre o meio ambiente em condomínios seria muito legal para toda a cidade e poderia criar uma cultura de ações sociais” afirma a advogada que planeja plantar pelo menos uma muda nos jardins de cada um dos condomínios da Grande São Paulo.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Arte & Flor

Decoração floral japonesa cria harmonia linear com a combinação de cores e arranjos

No Japão, arranjos florais denominados Ikebana foram criados com a intensão de harmonizar o ambiente e elevar o nível do sentimento humano.
Essa prática foi aderida pelos nobres como forma de oferenda religiosa, sendo mais tarde utilizada como caráter estético.
Tanto quanto outras artes, o ikebana possui regras, onde praticantes valorizam o aspecto espiritual tendo como base apreciar elementos da natureza.
Nos dia 15 a 22 de junho o Templo Luz do Oriente irá expor quadros do artista Minoru Nakahashi. Durante o evento, estarão expostas também ikebanas em estilo Kado Dai Shizen para expandir o conceito artístico da cultura japonesa.

Para demais informações, entre em contato com o Templo luz do Oriente nos telefones: Tel: (11) 3675-6947 / (11) 9930-3041